O mercado global de música gravada cresceu 10,2%, em 2023, alcançando a marca de US$ 28,6 bilhões, segundo dados do IFPI Global Music Report 2024. Esse foi o nono ano consecutivo de expansão para a indústria musical, que se mostrou cada vez mais diversificada em todo o mundo, com aumento de receitas em todas as regiões e diferentes formatos de gravações. O Brasil destacou-se entre os 10 maiores países, em escala global.
O streaming consolidou-se como o principal fator de participação do setor musical e também do crescimento de receita no segmento. O crescimento do streaming por assinatura foi de 11,2%, representando 48,9% do mercado global.
Plataformas como Spotify, Apple Music e Deezer seguem liderando o segmento, atraindo cada vez mais usuários para suas ofertas de música ilimitada por assinatura.
Destaque do Brasil
No cenário global, o Brasil se destacou ao ocupar a 9ª posição no ranking dos principais mercados musicais do mundo, segundo o relatório divulgado pela Pro-Música Brasil (PMB). O mercado fonográfico brasileiro registrou um crescimento de 13,4% no ano passado, com faturamento de R$ 2.864 bilhões, superando o crescimento global.
Esse resultado representa um aumento significativo. Nos últimos seis anos o faturamento do mercado fonográfico brasileiro mais do que triplicou.
Ainda segundo dados divulgados pela PMB, o Brasil segue sendo um mercado muito importante para a música. Em 2023, dentre as 200 músicas mais acessadas nas plataformas de streaming no Brasil, a música nacional teve uma participação de 93,5%, um aumento expressivo em relação ao passado, quando o consumo de música brasileira era cerca de 75%.
Além do crescimento no streaming, com base no relatório do IFPI Global Music Report 2024, o mercado musical brasileiro também registrou aumentos significativos em outras áreas. As receitas físicas cresceram 13,4%, enquanto os rendimentos de direitos de execução aumentaram 9,5%.
Apesar de representar apenas 0,6% do total das receitas, o mercado físico alcançou R$16 milhões, o maior patamar desde 2018, com destaque para os discos de vinil, cujas vendas totalizaram R$11 milhões, um aumento de 136,2%.
New Music Brasil
Entre os agentes que contribuíram para o crescimento do mercado musical brasileiro, destaca-se a New Music Brasil, gravadora e editora musical, que registrou um crescimento de 74%, em 2023. Este crescimento reforça a posição do Brasil como um dos principais mercados musicais do mundo e destaca a importância de novos players no fortalecimento da indústria.
São mais de mil artistas no casting da gravadora, que segundo o relatório de Labels do Brasil, a empresa ocupa o 23º lugar no ranking de gravadoras do país. É importante destacar que até o 20º lugar desse ranking estão as majors e maiores players do mercado, colocando a New Music Brasil em 3º lugar, entre as gravadoras independentes.
Comparativo Internacional
De acordo com estudo do IFPI Global Music Report 2024, no comparativo internacional, o Brasil se destacou entre os mercados com rápido crescimento, ao lado da China (25,9%) e Canadá (12,2%). A América Latina, em geral, tem crescido acima da média mundial, recuperando-se de um período de forte impacto pela pirataria de CDs e DVDs nas décadas de 90 e 2000.
Com a popularização do streaming, esses mercados abraçaram a nova tecnologia, apresentando taxas de crescimento significativas, que permitem continuar a evolução do setor, enfrentando desafios e aproveitando novas oportunidades para fortalecer a presença da indústria musical, em escala global.
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JORGETE CAROLINE FERREIRA BEZERRA
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