MENU

28/05/2024 às 10h32min - Atualizada em 28/05/2024 às 10h32min

ÂNIMA de Lucia Helena Galvão estreia sexta-feira (31)

Terceiro texto para Teatro de Lucia Helena Galvão estreia no Rio de Janeiro.

Marcelo Estevão - Divulgação
Modus Focus Assessoria de Imprensa
Marcelo Estevão/ Modus Focus Fotografia
Escrito pela Professora e Filósofa Lúcia Helena Galvão, o texto fala de mulheres por trás da história, é inspirada na frase da filósofa Delia Steinberg Guzmán: “Desde sempre e para sempre toda mulher tem parentesco com a primeira estrela brilhante que levou luz ao azul profundo do céu”.
 

É o terceiro texto para teatro da filósofa Lúcia Helena Galvão, estrelado por Beth Zalcman e com encenação de Luiz Antônio Rocha que repetem a mesma parceria do aclamado espetáculo: “Helena Blavatsky, a Voz Do Silêncio”, visto por mais de 50.000 pessoas por todo o Brasil. A nova produção estreará no dia 31 de maio de 2024, no Teatro Fashion Mall no Rio de Janeiro.

A peça entrelaça a existência e a história de mulheres idealistas que sacrificaram suas próprias vidas em prol de um ideal. Emissárias heroínas que deixaram suas marcas indeléveis nas linhas da história, são elas: a filósofa e matemática Hipátia de Alexandria, uma culta investigadora que foi vítima do fanatismo de seu tempo; Marguerite Porete, a grande pensadora e mística do século XII, que nos legou a bela obra “Espelho das almas simples e aniquiladas que permanecem somente na vontade e no desejo do amor”, obra esta que lhe rendeu uma condenação à morte na fogueira; a inesquecível guerreira e idealista Joana D’Arc, que também teve seu fim condenada à fogueira; a especial escritora Helena Blavatsky, duramente condenada por seus contemporâneos por sua ousadia e originalidade; a brilhante Harriet Tubman, escrava foragida que libertou da escravidão a muitos outros companheiros, tão sofridos quanto ela, em um idealismo também não desprovido de mística e, por fim, a corajosa e autêntica filósofa francesa Simone Weil, dotada de uma capacidade ímpar de ver simbolicamente a vida e aprofundar-se em seus segredos mais íntimos.

- "A coragem e a resistência à adversidade são características inerentes a muitas mulheres, especialmente quando o amor e a compaixão estão em jogo", comenta Lúcia Helena Galvão, autora da peça. - "Este é um belo 'arsenal' de habilidades femininas. Embora não pretendamos esgotar todo o potencial feminino com essa breve reflexão, queremos destacar o poder transformador que as mulheres trazem consigo. Elas preenchem muitos dos 'vazios' que tanto afligem a humanidade, e é fundamental reconhecer e valorizar suas contribuições."

ÂNIMA é a história sobre mulheres que mudaram o curso da história da humanidade contada por uma tecelã.  Ela entrelaça os fios da vida em busca de sua ancestralidade feminina dando voz a mulheres idealistas e pensadoras como:  Joana d'Arc, Hipátia de Alexandria, Marguerite Porrete, Helena Blavatsky, Harriet Tubman e Simone Weil.  Cada fio conta uma história, que escrito nas estrelas, ecoa  através dos séculos. Os "fios da vida" são mais do que meras linhas emaranhadas, são o testemunho vivo que “Desde sempre e para sempre toda mulher tem parentesco com a primeira estrela que levou luz ao azul profundo do céu “.

 

TEXTO: Lúcia Helena Galvão,
INTERPRETAÇÃO: Beth Zalcman,
ENCENAÇÂO: Luiz Antonio Rocha,
PROJETO de LUZ: Ricardo Fujii,
FIGURINO: Thanara Shornadie,
FOTOS: Marcelo Estevão – Modus Focus,
MÍDIAS SOCIAIS: Felipe Pirillo,
VISAGISMO: Neandro,
DIREÇÂO de PRODUÇÃO: Luiz Antônio Rocha,
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Zilene Vieira,
REALIZAÇÃO: Espaço Cênico, Mímica em Trânsito e Teatro em Conserva,

Sexta e Sábado às 20h00,
Domingo às 19h00,

31 de Maio a 30 de Junho,
Teatro Fashion Mall

Estrada da Gávea, 899 - loja 213, Rio de Janeiro
Ingressos Sympla

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadobrasil.com.br/.