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17/07/2024 às 18h58min - Atualizada em 21/07/2024 às 00h00min

Cinco benefícios de incorporar serviços financeiros no setor logístico

*Por Douglas Barrochelo

DANIEL RELA
Divulgação BIZ
Ao ler o título, talvez, a primeira pergunta que vem à sua mente é: por qual razão incorporar serviços financeiros se o core da minha empresa é atuar no setor logístico? A resposta é simples. Hoje, por meio de empresas especializadas em Banking as a Service (BaaS), é possível oferecer outros de serviços, sem perder o foco no core da empresa, e por outro lado, ampliar fontes de receitas, aumentar eficiência e até mesmo fidelizar clientes.

Por isso, é importante conhecer os cinco principais benefícios de uma estratégia de bancarização em empresas do segmento de logística:
  1. Retorno financeiro: ao criar seu próprio ecossistema financeiro customizado e modular de acordo, por exemplo, com conta digital, carteiras digitais e estrutura de pagamentos, é possível operar uma série de atividades, sem depender de bancos, além de possíveis monetizações de serviços, e economias de taxas, que podem ser utilizadas em diferentes frentes.
  2. Independência em relação os bancos: costumo dizer que as empresas não precisam de bancos, mas sim de serviços financeiros. Por essa lógica, já imaginou quantos produtos é possível ter dentro de casa, por meio de um parceiro que oferece os recursos no formato “White Label?”
  3. Presença de marca e personalização: ao incorporar serviços financeiros “White Label” e imprimir sua própria marca, naturalmente há uma ampliação dos pontos de contato da marca com os colaboradores, fornecedores e demais stakeholders. O cartão corporativo leva sua identidade, o colaborador carrega o cartão de benefícios com sua marca, e assim por diante.  Ou seja, há uma personalização da experiência seja para o público interno quanto externo, ampliando a confiança na marca e na relação com a empresa.
  4. Simplificação: para ficar em apenas um exemplo, com soluções de cartão cargo frete ou cargo pedágio, a gestão do frete do pedágio é simplificada com pagamento via cartão ou TAG, com controle de saldo permitindo o adiantamento do vale pedágio por meio da carteira digital, por exemplo.
  5. Dados: ao internalizar serviços e produtos financeiros, os dados que antes ficavam dispersos entre diferentes instituições e parceiros, passam a estar concentrados na empresa, permitindo identificar os perfis e hábitos de comportamento dos colaboradores e clientes, que podem apresentar insights de negócios.
Basicamente, ao fintechzar o RH, a empresa terá automatização eficiente dos processos financeiros, como pagamento de salários, adiantamentos e benefícios, reduzindo a necessidade de intervenção manual e minimizando erros. Além disso, a integração de BaaS proporciona aos colaboradores acesso a serviços bancários personalizados e instantâneos, melhorando a experiência do empregado e aumentando a satisfação e retenção dos talentos. Para a empresa, isso se traduz em uma maior agilidade operacional, redução de custos administrativos e uma melhor alocação de recursos financeiros.

No contexto logístico, onde a eficiência e a precisão são cruciais, a implementação de soluções BaaS no RH pode resultar em um diferencial significativo, promovendo uma operação mais coesa e integrada.

*Douglas Barrochelo é CEO da Biz, techfin que atua para inspirar empresas a inovar, a pensar no futuro e na real oportunidade de desenvolver modelos de banco digital em seu ecossistema de negócios.

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