MENU

30/05/2024 às 11h08min - Atualizada em 30/05/2024 às 11h31min

Espanha aprova em definitivo lei de anistia para separatistas catalães

Texto teve 177 votos a favor e 172 contra no Parlamento; perdão negociado por premiê socialista para garantir sua manutenção no poder é criticado pela oposição

https://feeds.folha.uol.com.br/emcimadahora/rss091.xml
https://redir.folha.com.br/redir/online/emcimadahora/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2024/05/espanha-aprova-em-definitivo-lei-de-anistia-para-separatistas-catalaes.shtml

O Parlamento da Espanha aprovou nesta quinta-feira (30), em definitivo, o projeto de lei de anistia para os separatistas que tentaram a independência da Catalunha em 2017 e fracassaram. Isso abre caminho para o retorno do ex-presidente da comunidade autônoma Carles Puigdemont, que à época fugiu para a Bélgica quando sua prisão foi decretada.



A lei recebeu 177 votos a favor e 172 contra na Câmara Baixa, graças ao apoio dos deputados socialistas, do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, dos independentistas e nacionalistas catalães e bascos e da extrema esquerda.



Amplamente criticado pela oposição e alvo de protestos nas ruas nos últimos meses, o acordo para perdoar os separatistas foi crucial para Sánchez, do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), conseguir ter votos suficientes no Parlamento para confirmar um novo mandato, em sessão em novembro passado. Ele está no poder desde 2018.



A instabilidade política espanhola atual começou com uma expressiva derrota socialista nas eleições regionais de maio de 2023. Fragilizado, Sánchez antecipou as eleições gerais em seis meses, para 23 de julho. Nesse pleito, o oposicionista Partido Popular, de centro-direita, venceu, mas sem conseguir garantir o apoio de outros partidos para somar 176 dos 350 deputados. O líder do PP, Alberto Núñez Feijóo, tentou formar alianças, mas sem sucesso. Com isso, Sánchez foi autorizado a buscar uma coalizão para se manter no cargo, o que só consegui graças aos votos dos independentistas.
Leia mais (05/30/2024 - 11h08)

Folha de São Paulo



Fonte: https://redir.folha.com.br/redir/online/emcimadahora/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2024/05/espanha-aprova-em-definitivo-lei-de-anistia-para-separatistas-catalaes.shtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetadobrasil.com.br/.